Restaurantes

Restaurantes Vegetarianos

Restaurantes Vegetarianos
Restaurantes Vegetarianos

Restaurantes Vegetarianos no Porto e Lisboa

Muito tem sido falado em relação ao prejuízo do consumo de carne e de peixe tanto para a saúde como para o impacto no meio ambiente.
Cada vez mais existem comunidades que optam por uma alimentação vegetariana e a resposta, na restauração, face a esta tendência tem sido notável.
Com certeza, tem algum amigo ou conhecido que se tem rendido a novos hábitos alimentares e que procura locais, nas suas cidades, onde possa usufruir de um espaço agradável com refeições feitas à medida da sua exigência de consumo alimentar.

Em Lisboa como no Porto, já não é tarefa quase impossível encontrar um restaurante com opções vegetarianas, em exclusivo, saborosas e de qualidade notável.

Neste artigo, poderá ler sobre as motivações da adopção do estilo de vida vegetariano e em que consiste este estilo de vida.

Se quiser conselhos sobre Restaurantes Vegetarianos, nas cidades de Lisboa e do Porto, onde pode fazer uma deliciosa refeição vegetariana, também os encontrará, continuando a ler.

Ser vegetariano: opção alimentar ou muito mais do que isso?

Ser vegetariano não é, apenas, uma opção que contraria a escolha de carne ou de peixe na alimentação.

Acaba por ser um conceito que implica um novo estilo de vida, até porque está intimamente ligado com a postura perante ao meio ambiente, em geral. Então, o vegetarianismo ou vegetarismo acaba por ser uma forma de estar.

Os vegetarianos podem ser motivados pelo respeito à vida de todas as espécies animais.

Essa motivação é, portanto, ética e está relacionada com todo um conjunto de código de crenças e com a defesa dos direitos dos animais, em primeira linha.

A preocupação com a saúde também pode motivar esta opção, como já foi referido, pois sabemos que existem alimentos de origem animal que podem causar muitas disfunções fisiológicas.

Lembremo-nos, por exemplo dos enchidos e de toda a polémica em volta do consumo dos mesmos ou da ingestão exagerada de carnes vermelhas.

A defesa do meio ambiente, como referido, também é uma motivação partilhada pelos vegetarianos quando optam por um novo estilo de vida, uma vez que sabemos que a carne que nos chega à maior parte de talhos e supermercados é proveniente de aviários ou estruturas ligadas aos matadouros em que existe um tratamento desumano e irracional dos animais, sendo engordados através de hormonas e rações promotoras de rápido crescimento.

A vertente da estética também pode estar ligada a esta escolha por parte dos vegetarianos uma vez que não concebem harmonizar os valores humanos fundamentais se não houver uma continuidade em relação ao tipo de refeições que escolhem.

comida vegetariana
comida vegetariana

O que comem os vegetarianos?

Privilegiam o consumo de alimentos de origem vegetal, uma vez que o ponto de partida é deixar de comer qualquer tipo de alimento.

Existem vegetarianos que ressalvam os derivados da espécie animal, como leite, ovos ou mel e existem os que não comem mesmo esses derivados, ou seja, os que seguem um vegetarianismo mais restrito.
Segue este tipo de alimentação, quer levar a almoçar / jantar amigos que se identifiquem com ela ou gostaria de ter uma experiência? Temos, para si, uma lista de restaurantes que, certamente, não irão desiludir!

Três Restaurantes Vegetarianos, em Lisboa, concebidos para vegetarianos ou simpatizantes:

1. Os Tibetanos
Extremamente bem cotado, temos o restaurante “Os Tibetanos”, perto do Jardim Botânico de Lisboa.
Pode contar com um ambiente calmo, quente e com jardim sombreado.
Pode, começar por provar as chamuças, os crepes vegetarianos ou as almôndegas de queijo de ovelha pedir um menu vegetariano de caris ou massas com sobremesa do dia e água mineral de 0,33cl.
Prove os momo que nada mais são do que pasteis tibetanos com recheios variados.

2. Organi
Situado em pleno Chiado, o restaurante Organi permite-lhe fazer uma refeição agradável ou levar a saborosa comida para partilhar com a família.
Todos os pratos são preparados, no dia, com recurso a produtos frescos.
Evita-se, ao máximo, os micro-ondas, a comida processada e pré-feita.
Pode encontrar no menu sopa do dia, tofu braseado, feijoada, hambúrgueres, massas e saladas tudo preparado com alimentos vegetarianos, por excelência.

3. O Gambuzino
Na zona dos Anjos, pode encontrar o restaurante “O Gambuzido” onde pode ter uma experiência vegetariano deliciosa e disfrutar de um ambiente descontraído.
Tem vários petiscos vegetarianos acessíveis, como os palitos de cenoura ou os peixinhos da horta ou os falafels. Com pratos de inspiração tailandesa, brasileira, egípcia ou indonésia.
Para além destes, também estão muito bem cotados como o “Oásis Vegetariano”, O Jardim dos Sentidos”, “Arkhe”, “Ao 26 Vegan Food Project”, “Manjerica” ou o “The Optimistic”.

Se está mais perto do Porto: considere três opções para Restaurantes Vegetarianos no Porto:

1. Elemento
Estrela Michelin 2020, o restaurante Elemento, situa-se no centro do Porto. O chef apenas usa lenha para cozinhar na grelha e no forno, num espaço que prima pelo conforto e pela simplicidade. Pode encontrar entradas saborosas sempre de inspiração vegetariana como o caril tailandês, falafels egípcios, legumes assados, kimchi caseira, e hamburgueses feitos de cogumelos.

2. Viva Porto
O Restaurante Viva Porto, sito na zona da Alfândega, tem um ambiente simples e agradável e um menu que contempla quem tem uma escolha vegetariana. Pode deliciar-se com a Batatalhada de pimentos e ovos, o queijo de caba queimado ou as Massas e Risotos com queijo de cabra.

3. Remédio Santo
O Restaurante Remédio Santo situa-se na zona do Campo Alegre e oferece um ambiente agradável e muito “clean”.
Pode disfrutar de pratos saborosos como os bifinhos de beringela ou de seitan com cogumelos Portobello e do caril à moda da casa.
As sobremesas também são de encher o olho e agradar o palato.

Para além destes três restaurantes vegetarianos, ainda no Porto, considere passar por outras moradas como é o caso do “Capim Dourado”, “In Diferente”, Tábua Rasa, “Encaixados”, “A Dispensa”, “Piccolo Camafeu” ou o “Open Kitchen”.
Pronto para uma nova experiência que o surpreenderá e lhe apresentará o prazeroso sabor das escolhas vegetarianos, sejam elas restritas ou não? Pode, em qualquer um destes restaurantes, fazer uma reserva online ou através do telefone.
De que está à espera?

0 Partilhas

Restaurantes

  • restaurante Brasa grill
     Restaurante Brasa grill Excelentes salões ideais para suas festas de convívio sala […]
  • Doca Mar
    Restaurante Doca Mar O restaurante Doca Mar destaca o marisco na sua ementa, mas […]
  • mar a vista
    Restaurante Mar à Vista Embora sejam destinos turísticos recentes, Porto e Gaia são […]
  • pedro e o lobo
    Restaurante Pedro e o Lobo Na concepção dos pratos há uma fusão entre a sofisticação […]